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Carros que mudaram a F1: McLaren MP4/1 (1981-1983)

O marco da nova fase da McLaren fez a F1 e o automobilismo 💹 mudar a forma de construção de carros

Coisa boa sempre merece voltar. Após algum tempo, retomamos a série “Carros que mudaram 💹 a F1”. A lógica era fazer a construção cronológica. Mas estrategicamente, um capítulo foi pulado e vamos abordar um carro 💹 que revolucionou a construção dos carros, marcando a F1 até agora e marcou o renascimento de uma marca de importância 💹 para a F1: O McLaren MP4/1.

Mas antes cabe contar o contexto de como este carro surgiu.

Na segunda metade da década 💹 de 70, a F1 passou por uma de suas viradas tecnológicas mais impressionantes. A Lotus trouxe o efeito solo e 💹 mudou totalmente a forma de desenhar um carro de corridas. Não foram poucos que apanharam para achar a fórmula. A 💹 McLaren estava neste grupo.

A equipe britânica teve um crescimento seguro e se posicionou como uma das principais da categoria após 💹 os títulos de Emerson Fittipaldi e James Hunt em site de apostas brasileirao 1974 e 1976. O M23, lançado em site de apostas brasileirao 1972, permitiu 💹 dar o passo definitivo para disputar vitórias. Os tempos eram outros e Gordon Coppuck, o responsável pela área de projetos, 💹 foi incorporando melhorias ao projeto original a cada ano.

Mas em site de apostas brasileirao 1976, o efeito solo dava seus primeiros passos e 💹 a McLaren sabia que o M23, embora confiável, não tinha mais para onde ir. A primeira ação foi a concepção 💹 do M26, ainda muito baseado no modelo anterior. A intenção era usá-lo a partir do GP da Espanha, quando o 💹 novo regulamento técnico fosse introduzido. Mas os resultados iniciais não foram bons e como o M23 ainda entregava resultados, o 💹 carro só foi usado uma vez por Jochen Mass no GP da Holanda, sem um bom desempenho.

James Hunt obteve o 💹 título e a McLaren ainda iniciou 1977 com o M23 e optou por trabalhar mais no M26 para 1977, o 💹 utilizando efetivamente a partir do GP da Espanha. O carro ainda permitiu ao inglês 3 vitórias naquela temporada, mas ter 💹 um carro com efeito solo passou a ser extremamente necessário para seguir na frente.

O modelo M27 apareceu na pré-temporada de 💹 1978, mas não incorporava o conceito do efeito solo e não rendeu de jeito algum (chegou a aparecer bem mexido 💹 nos treinos livres do GP da Grã-Bretanha, mas sem sucesso). A McLaren se viu tendo que usar o M26 e 💹 passou o ano em site de apostas brasileirao branco, obtendo um 8º lugar na tabela de Construtores, com 15 pontos.

Em 1979, o time 💹 apresentou o M28, seguindo a receita de laterais largas para obter o máximo do efeito-solo. Inicialmente, o carro andou bem 💹 nos testes de pré-temporada. Só que quando a temporada começou, nada se concretizou e a equipe concebeu em site de apostas brasileirao menos 💹 de 3 meses o M29, um passo à frente mas não o necessário suficiente. Os mesmos 15 pontos e a 💹 7ª posição nos Construtores.

Diante do quadro, a Phillip Morris, tabaqueira dona da Marlboro, principal patrocinadora, começou a se preocupar com 💹 o rumo que as coisas tomavam. A F1 mudava e a McLaren se debatia tecnicamente para voltar a lutar por 💹 vitórias e títulos. Um ponto questionado era a liderança do time: Teddy Mayer e Tyler Alexander, que assumiram o time 💹 desde a morte de Bruce McLaren e fizeram uma boa gestão na primeira metade dos anos 70. Mas não funcionava 💹 naquele momento...

Um choque de gestão parecia necessário e um nome aparece na equação: Ron Dennis.

O britânico era um dos exemplos 💹 de construção de carreira no automobilismo: começou com 18 anos como mecânico da Cooper na década de 60 e quando 💹 Jack Brabham resolveu montarsite de apostas brasileiraoequipe, Ron foi com ele. O jovem foi mostrando competência e se colocando com maiores 💹 responsabilidades. Em 1971, com a saída de Jack, resolveu montar asite de apostas brasileiraoprópria equipe na F2, a Rondel (em parceria 💹 com Neil Trundle) com chassi Brabham. Os resultados foram animadores e o próximo passo era a F1. Originalmente, o plano 💹 era entrar em site de apostas brasileirao 1974, com o apoio da Motul. Só que veio a crise do petróleo e o projeto 💹 não foi à frente. O carro deste projeto mudou de mãos e foi para a pista, batizado de Token. Foram 💹 3 largadas e nenhuma chegada.

Parecia tudo perdido para Ron Dennis. Daí, começou a relação com a Philip Morris: Em 1975, 💹 a pedido da tabaqueira, Ron montou uma equipe de F3 para acomodar 2 pilotos equatorianos, a Project 3. Em 76 💹 e 77, a equipe foi bem e o motivou a expandir para a F2, fundando a Project Four (inclusive tendo 💹 Ingo Hoffman e Chico Serra entre seus pilotos), inclusive sendo equipe oficial da BMW. Com os resultados, Ron Dennis pensou: 💹 por que não tentar de novo a F1?

Como havia um relacionamento por conta da F2, Ron bateu na porta da 💹 Philip Morris para buscar apoio para a empreitada. A tabaqueira viu a oportunidade...

Sob as bençãos de John Hogan, todo-poderoso da 💹 Phillip Morris, Ron Dennis e Teddy Mayer começaram a conversar. Após um estranhamento inicial, um acordo foi feito em site de apostas brasileirao 💹 setembro de 1980: Nasceu a McLaren International, vinda da fusão da Project Four com a McLaren Racing. Ron Dennis assumiu 💹 uma parte da nova empresa, em site de apostas brasileirao conjunto com Tyler Alexander e Teddy Mayer (remanescentes da McLaren).

A esta altura, a 💹 McLaren seguia tentando e sofria com o M29C, que tinha um desempenho razoável, mas com problemas de suspensão e preparação. 💹 Alain Prost estreava na F1 com este carro e já mostrando um pouco do seu talento. Ainda tentaram uma cartada 💹 com um carro novo, o M30. O máximo que a equipe conseguiu foram 2 quartos lugares com John Watson.

O início 💹 da concepção

Para iniciar os trabalhos desta nova era, um personagem importante aparece nesta hora: o engenheiro John Barnard. Ele começou 💹 site de apostas brasileiraocarreira na Lola e esteve na própria McLaren em site de apostas brasileirao 72, onde trabalhou nos projetos do M23 e do 💹 M16 da Indy. Fez o seu nome nos Estados Unidos ao projetar o vencedor Chaparral 2K para Jim Hall, que 💹 venceu a Indy 500 de 1980. Em paralelo, prestou consultoria para a construção do HR100 de Hector Rebaque, que passou 💹 pela F1 em site de apostas brasileirao 1979 sem brilho algum.

Ron Dennis o convenceu a trabalhar no projeto de seu F1. O nome 💹 de Barnard havia sido sugerido pela Phillip Morris à McLaren, mas não houve qualquer movimento para incorporá-lo. Nesta nova estrutura, 💹 o técnico veio como responsável pela área técnica, no lugar de Frank Coppuck.

Barnard pensou em site de apostas brasileirao um carro moderno e 💹 que colocasse a McLaren de volta ao pelotão da frente. E em site de apostas brasileirao suas pesquisas, após uma visita à British 💹 Aerospace, percebeu que os caças militares usavam fibra de carbono e kevlar em site de apostas brasileiraosite de apostas brasileiraoconstrução. Além de leve e 💹 de razoável flexibilidade, suportavam as grandes forças geradas pelas altas velocidades.

Fibra de carbono e kevlar são materiais que aparentam ser 💹 extremamente frágeis. É quase como juntar barro e tecido. Só que a resistência dos dois é impressionante. A dupla não 💹 era desconhecida para a F1.  Só que os custos eram altos e as equipes usavam alumínio, molibidênio e o honeycomb 💹 (alumínio disposto em site de apostas brasileirao forma de colméia). Com a introdução do efeito-solo e a grande pressão aerodinâmica gerada (até então), 💹 os chassis não suportavam a torção gerada, o que prejudicava o desempenho (o Fittipaldi F6 tevesite de apostas brasileiraogrande falha neste 💹 sentido).

Dennis e Barnard procuravam algum lugar para construir este chassi na Inglaterra, sem sucesso. Peter Wright, da Lotus, também caminhava 💹 nesta solução, principalmente após o fracasso do Lotus 80, de 1979. E a solução veio nos Estados Unidos.

A Hercules Aerospace, 💹 sediada em site de apostas brasileirao Utah, fornecedora da NASA, se mostrou à disposição de atender a McLaren. Com um cheque em site de apostas brasileirao 💹 branco dado pela Phillip Morris, fecharam acordo. Os desenhos eram enviados por Barnard da Inglaterra e construídos em site de apostas brasileirao Salt 💹 Lake City sob a coordenação de um tal de Steve Nichols. Uma vez feitos, os painéis eram enviados de volta 💹 para a Inglaterra para montagem. Neste processo, Nichols acabou se juntando à equipe McLaren.

Em 05 de março de 1981, dias 💹 antes do início oficial da temporada (após o famigerado GP da Africa do Sul que não valeu), a imprensa era 💹 convidada a comparecer em site de apostas brasileirao Silverstone para ver aquele que era então o mais caro carro de F1 feito até 💹 então. O MP4/1 (M de McLaren e P4 de Project Four) chamou a atenção por ser um monoposto elegante e 💹 bem acabado, embora seguisse a linha de colocar o piloto bem à frente e laterais altas para aproveitar ao máximo 💹 o fundo do carro para o efeito-solo.

Aerodinamicamente, não chamou tanto a atenção. Mas o segredo estava embaixo da carroceria: o 💹 monocoque era inteiramente feito em site de apostas brasileirao fibra de carbono e kevlar (chamado de material compósito). Trazia uma economia de 30% 💹 de peso, o que permitia à McLaren ficar dentro do peso mínimo e trabalhar bastante com lastro. Outra curiosidade era 💹 que a caixa de câmbio era comprada junto à Tyrrell....

Para pilotar, foi um jogo de quebra-cabeças. John Watson, que estava 💹 com a equipe desde 1979, era uma das escolhas. A permanência foi bancada por Teddy Mayer e Tyler Alexander. O 💹 jovem francês Alain Prost foi cogitado para permanecer, mas havia perdido a confiança na equipe após tantos problemas de confiabilidade 💹 (Prost perdeu o GP dos Estados Unidos em site de apostas brasileirao Long Beach porque havia contundido o punho por uma batida ocasionada 💹 por uma falha de suspensão) e aceitou o convite para se juntar à Renault.

A Phillip Morris insistia por um nome 💹 de peso, mas poucos estavam disponíveis. Mas uma solução estava à mão: o filho do distribuidor italiano da empresa, Andrea 💹 de Cesaris, estava disponível. O cartel na base era interessante: Obteve o vice-campeonato de F3 inglesa em site de apostas brasileirao 1979 e 💹 um 5º lugar na F2 em site de apostas brasileirao 1980 pela equipe de Ron Dennis, a Project Four. A Marlboro apoiava bastante 💹 a carreira do menino e aceitou a escolha...

O dinheiro gasto e a pressão eram grandes. Na apresentação, John Hogan, presidente 💹 da Phillip Morris, candidamente falou a Ron Dennis e John Barnard: é melhor que este carro vença. Barnard respondeu que 💹 o carro venceria pelo menos uma vez naquele ano.

Com o tempo curto, o único MP4/1 pronto foi destinado para Watson 💹 usar em site de apostas brasileirao Long Beach, enquanto De Cesaris ficava com o velho M29F. Porém o irlandês teve uma série de 💹 problemas de alimentação e refrigeração e também usou o M29F. Largaram no fim do pelotão e não fizeram mais do 💹 que 16 voltas.

Como o processo de fabricação era complicado e o tempo curto, optaram por usar o carro antigo no 💹 Brasil e reapareceu novamente na Argentina, mais uma vez somente para Watson. Conseguiu o 11º lugar no grid e chegou 💹 a andar entre os seis primeiros, mas a caixa de câmbio e deixou na mão e abandonou no meio da 💹 prova...

Em San Marino, um segundo MP4/1 estava pronto mas...para Watson. Dennis e Barnard não confiavam em site de apostas brasileirao De Cesaris e 💹 ainda usava o M29F. Diante de seu público, conseguiu chegar em site de apostas brasileirao 6º lugar, marcando o primeiro ponto da equipe 💹 na temporada e seu único no ano...

Na Bélgica, Watson ainda conseguiu um 7º lugar. Em Mônaco, pela primeira vez os 💹 dois pilotos tinham o MP 4/1 à disposição, a despeito da desconfiança com o italiano. E ele a justificou se 💹 envolvendo em site de apostas brasileirao um acidente logo na primeira volta com Prost e Andretti. Watson andou nos pontos até a volta 💹 53, quando o motor quebrou.

Até aquele momento, muita gente punha dúvida no sucesso do projeto, incluída aí a Phillip Morris, 💹 que era a garantidora de tudo. Ron Dennis já era um festival de tiques nervosos, enquanto John Barnard vinha trabalhando 💹 em site de apostas brasileirao uma série de melhorias e um pacote aerodinâmico (novo fundo, saias laterais e dutos de freio) foi instalado 💹 a tempo do GP da Espanha.

Ali, começou a virada: Watson fez parte do grupo que brigou até o final pela 💹 vitória, no trem puxado por Villeneuve e conseguiu um 3º lugar. Na corrida seguinte, na França, mesmo com a interrupção 💹 por conta da chuva, Watson obteve um 2º lugar. Parecia que o investimento valia a pena...

A confirmação veio no GP 💹 seguinte, na Inglaterra: Watson e De Cesaris alinharam na 3ª fila. No mesmo lance, em site de apostas brasileirao uma escapada de Gilles 💹 Villeneuve na 3ª volta, De Cesaris abandonou enquanto Watson caiu para o 7º lugar. Mesmo assim, veio subindo na classificação, 💹 se aproveitando de abandonos e do bom desempenho do carro. Até que 8 voltas antes do fim, chegou na Renault 💹 de René Arnoux, que tinha o motor falhando a várias voltas, e assumiu a liderança. 4 anos depois, a McLaren 💹 voltava a vencer, trazendo alívio a todos e fazendo Ron Dennis cumprir a promessa feita a John Hogan...

Após esta vitória, 💹 Watson ainda conseguiu dois sextos lugares e um segundo no Canadá. Já De Cesaris conseguiu comprovar a resistência do chassi 💹 em site de apostas brasileirao incontáveis batidas ao longo do ano, o que era uma das dúvidas dos céticos era a resistência do 💹 chassi de compósito. Se bem que Watson bateu fortemente em site de apostas brasileirao Monza, destruindo totalmente o carro.

O ano encerrava com 28 💹 pontos e o 6º lugar do Campeonato de Construtores. A McLaren marcavasite de apostas brasileiraovolta. Mas 1982 prometia mais...

Em 1982, uma 💹 cartada enorme era dada: Niki Lauda estava de volta à F1 com um belíssimo cheque dado pela Phillip Morris. John 💹 Watson era mantido por mais uma temporada.

Pelo lado técnico, Barnard optou por melhorar o carro do ano anterior, até mesmo 💹 pelo fato de optar por uma filosofia de separar a carroceria do chassi. Isso facilita fazer alterações aerodinâmicas sem ter 💹 que mudar o monocoque.

Em 1982, a McLaren teve um movimento de consolidação interna. Àquela altura, a necessidade de ter um 💹 motor turbo já era identificada. Mayer e Alexander eram defensores de usar alguma solução existente no mercado (Renault ou BMW) 💹 enquanto Dennis e Barnard queriam um projeto exclusivo. A queda de braço foi vencida por Dennis e Barnard, enquanto Mayer 💹 e Alexander viram isso como a gota d´água e saíram da equipe.

Naquele ano louco, a McLaren teve chances de vencer 💹 o campeonato. Watson teve uma primeira metade de ano muito boa, com duas vitórias (Bélgica e Detroit). Lauda venceu em 💹 site de apostas brasileirao Long Beach e na Grã-Bretanha. Porém, o carro foi acometido por uma série de problemas de motor e dificuldades 💹 para aquecer os pneus (os Michelin eram feitos para os Renault turbo, que eram mais brutos do que os Cosworth 💹 aspirados). Watson ficou com o vice-campeonato.

Para 1983, Barnard pensou em site de apostas brasileirao uma nova versão do MP4/1, a C. Além de 💹 ter o campeonato, um chassi seria deslocado para fazer o desenvolvimento do motor turbo Porsche. O time pensou em site de apostas brasileirao 💹 um carro com uma zona central o mais estreita possível, já aproveitando da entrada em site de apostas brasileirao cena do reabastecimento.

Só que 💹 a proibição do efeito-solo,  aprovada um pouco antes do início de 1983, levou a mudar tudo: saíam os tuneis embaixo 💹 dos carros e entrava em site de apostas brasileirao cena o fundo chato. Para recuperar parte do apoio aerodinâmico perdido, Barnard e seu 💹 time veio com uma solução usada até hoje.

Aproveitando que o carro tinha sido feito mais estreito, os engenheiros da McLaren 💹 testaram modelos no túnel de vento e viram que, se arredondassem a parte final das laterais, jogando o fluxo de 💹 ar para o aerofólio traseiro e o difusor, na parte de dentro dos pneus, poderia parte da pressão ser recuperada. 💹 Vinha aí o conceito da traseira “Coca-Cola” (porque vista de cima, a traseira parecia o gargalo de uma garrafa de 💹 refrigerante).

O carro mostrou potencial, mas os turbo já mostravamsite de apostas brasileiraoforça; Watson venceu em site de apostas brasileirao Long Beach (saíndo da 22ª 💹 posição), com Lauda chegando em site de apostas brasileirao 2º (largando de 23º). Fora isso, a McLaren sofreu. Mas a esperança estava vindo 💹 da Alemanha, com a Porsche desenvolvendo o V6 Turbo. Que estreou com Lauda no GP da Holanda.

John Barnard tem uma 💹 filosofia de que, se um projeto tem uma boa base, pode seguir por anos sem grandes alterações. Podemos dizer que 💹 o MP4/1 é um exemplo dessa diretriz e acabou por direcionar boa parte dos caminhos da McLaren, mesmo após a 💹 saída de Barnard, em site de apostas brasileirao 1986. Podemos inclusive afirmar que algumas das bases instituídas em site de apostas brasileirao 1981 só foram rompidas 💹 finalmente em site de apostas brasileirao 1992, com o MP4/7ª.

Mas o uso da fibra de carbono e da traseira coca-cola são itens que 💹 a F1 teve com o MP4/1 e traz até hoje, se expandindo para o automobilismo como um todo. Por isso, 💹 este carro entra na lista daqueles que mudaram o rumo da F1 para sempre.


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