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Os quatro cavaleiros do apocalipse, em 4 bet pintura de Viktor Vasnetsov, de 1887

Uma das definições do dicionário para 👄 o termo “arrebatamento” é “estado de profundo êxtase e enlevo espiritual”. Para religiosos, sobretudo os evangélicos pentecostais, a palavra está 👄 muito atrelada à ideia de fim dos tempos e da volta triunfal de Jesus.

No último domingo (11/2), no Carnaval baiano, 👄 a cantora Baby do Brasil — que também é pastora evangélica e já se autoproclamou “popstora” — declarou que todos 👄 precisam estar atentos “porque nós entramos em 4 bet Apocalipse”.

“O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos”, disse 👄 ela durante apresentação da cantora Ivete Sangalo em 4 bet um bloco em 4 bet Salvador.

Passagens da Bíblia, mais especificamente a primeira 👄 das cartas escritas pelo apóstolo Paulo de Tarso (5-67 d.C.) aos cristãos de Tessalônica, hoje parte da Grécia, sugerem esse 👄 cenário.

“Porque o Senhor em 4 bet pessoa, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta de Deus, 👄 descerá do céu; então os mortos em 4 bet Cristo ressuscitarão primeiro; em 4 bet seguida nós, os vivos que tivermos ficado, 👄 seremos arrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”, 👄 diz o trecho.

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Em outras palavras, o texto bíblico descreve o que acontecerá quando ocorrer a aguardada volta 👄 de Jesus pelos cristãos, com a ressurreição dos mortos e o arrebatamento, aos céus, dos vivos.

“Essa passagem [da carta de 👄 Paulo] é alvo de muitas interpretações”, pontua à 4 bet News Brasil o historiador, teólogo e filósofo Gerson Leite de Moraes, 👄 professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Assim como toda leitura bíblica, ele adverte que é preciso observar o contexto histórico do texto.

Podcast 👄 traz áudios com reportagens selecionadas.

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“Paulo estava vivendo um problema específico com essa comunidade de Tessalônica. A comunidade entrou 👄 num marasmo de esperar a volta de Cristo, as pessoas estavam simplesmente abandonando suas atividades, seus afazeres… O apóstolo tentou 👄 de alguma maneira dizer: continuem vivendo, porque ninguém sabe quando isso vai acontecer. Aí ele escreve essa passagem falando desse 👄 suposto encontro entre os que estiverem vivos e Jesus”, contextualiza Moraes.

Algumas informações sobre o que se dizia na época são 👄 necessárias para que a leitura não seja feita com anacronismos.

“A primeira coisa a ser pontuada é que Paulo esperava de 👄 maneira confiante e com uma certeza inabalável que Cristo voltaria enquanto ele ainda estivesse vivo”, lembra o teólogo. “E isso 👄 não aconteceu. Quase 2.000 anos depois, gerações sucessivas, e Cristo não voltou.”

O segundo ponto foi o papel de liderança do 👄 apóstolo.

“Paulo estava, de alguma maneira, tentando tratar de um problema: uma comunidade que resolveu simplesmente aguardar a volta, como uma 👄 seita. E Paulo diz que não é bem assim. E afirma que quando acontecer, o que nós veremos é que 👄 será ouvida a voz do arcanjo, ressoada a trombeta, e descerá dos céus o Senhor, os mortos ressuscitarão e depois 👄 os vivos se encontrarão com Jesus: este é o suposto arrebatamento”, explica.

Líder do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo 👄 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também é professor, o sociólogo Edin Sued Abumanssur afirma que, na 👄 carta, Paulo “tentava explicar aos cristãos de Tessalônica o que iria acontecer no final dos tempos”.

“A igreja dessa cidade estava 👄 muito preocupada com o que viria depois. E Paulo tentou esclarecer. Interessante é que outras cidades da época onde havia 👄 igrejas cristãs, onde o cristianismo estava começando, não tinham o mesmo problema, as mesmas preocupações”, atenta Abumanssur.

Ele ressalta que, “na 👄 ideia de Paulo, os cristão que permanecerem firmes na fé serão arrebatados e vão se encontrar com Cristo nas nuvens”.

“A 👄 questão do arrebatamento é uma doutrina muito polêmica, muito disputada, absolutamente não consensual: a doutrina da volta de Cristo”, diz 👄 o sociólogo.

Pregador cristão em 4 bet rua de Toronto, Canadá, com vestes que citam escrituras bíblicas

Explicada a ideia, é hora de 👄 entender como essa passagem bíblica acabou sendo interpretada ao longo dos séculos — e como é entendida por grupos contemporâneos, 👄 que tendem a expressar frases como a proferida pela cantora Baby do Brasil.

“Fica a pergunta: o que significa esse encontro 👄 com Jesus nos ares? Porque supostamente você flutuar e se encontrar com ele, quando mortos estão ressuscitando, isso me parece 👄 uma coisa até trivial tendo em 4 bet vista o que está acontecendo. O fenômeno é que, de repente, uma divindade 👄 vem ao encontro de seu povo, mortos estão ressuscitando e ganhando novamente seus corpos e os vivos estão sendo elevados”, 👄 comenta Moraes.

O teólogo acrescenta que toda essa narrativa é “miraculosa”. Ele diz que a determinados setores do neopentecostalismo é cara 👄 a "ideia de flutuar, de encontrar nos ares. Por isso se fala tanto desse ideal de arrebatamento”.

Mas é preciso mergulhar 👄 um pouco mais nas escrituras para vislumbrar o entendimento do tempo do fim do mundo, conforme cada interpretação.

Pois se Baby 👄 do Brasil diz que esse arrebatamento está prestes a acontecer, isso configura seu pensamento dentro de uma das linhas interpretativas 👄 de outro livro bíblico, o último do cânone, o livro do Apocalipse.

Ela se situa naquilo que se entende como pensamento 👄 pré-milenismo. Ou seja: entende, como é comum dentre a maioria dos cristãos pentecostais e neopentecostais, que um tempo de tragédias 👄 indica a volta de Jesus que, então, chegará para estabelecer seu reino de paz e justiça na Terra.

Aquecimento global, pandemia 👄 de covid-19, guerras na Ucrânia e em 4 bet Israel, enchentes, terremotos: tudo isso seriam indicativos dessa ideia para alguns religiosos.

A 👄 narrativa está no capítulo 20 do Apocalipse. Descreve um anjo que desce do céu e aprisiona um dragão “que é 👄 o Diabo e Satanás”, “para que não seduzisse mais as nações até que se completassem os mil anos”.

Depois de tal 👄 período, o demônio novamente seria solto para a batalha final.

“Essa passagem é uma espécie de complemento teológico da visão do 👄 arrebatamento”, comenta Moraes.

O teólogo lembra, contudo, que há, na história do cristianismo, três interpretações para essa alegoria bíblica: os pré-milenistas, 👄 os pós-milenistas e o amilenistas.

“A maioria dos chamados pentecostais, sejam os clássicos ou os neopentecostais, acabam adotando o princípio [do 👄 pré-milenismo]”, explica Moraes.

Nesse sentido, eles entendem que haverá a volta de Jesus, com o arrebatamento, e isto estaria atrelado ao 👄 estabelecimento de um reino de justiça na Terra, por mil anos.

“Guerras, terremotos ou epidemias são encarados como prenúncio da volta 👄 de Cristo, como sinais de que este tempo está chegando e seremos arrebatados, que Cristo vai governar a Terra durante 👄 mil anos”, observa o teólogo Moraes.

“E eles entendem que este governo de Jesus Cristo será em 4 bet Jerusalém, a Jerusalém 👄 que conhecemos hoje. Há a ideia de um reino político de Jesus”, diz o teólogo.

A outra visão, a dos pós-milenistas, 👄 entendem que primeiro será estabelecido um tempo de paz e justiça e, só então, Jesus voltará.

Segundo Abumanssur, esta corrente normalmente 👄 é defendida por “correntes teológicas mais envolvidas com transformações sociais”, pois pressupõe uma melhoria da qualidade de vida do mundo 👄 antes do retorno de Jesus. “Neste caso, o período de mil anos de paz e justiça precede a volta de 👄 Cristo”.

Por fim, há a leitura dos amilenistas, que rejeitam essa crença em 4 bet um reinado físico terreno literal de Jesus.

“O 👄 Apocalipse é de um gênero literário surgido em 4 bet um ambiente de perseguição, o que implicava uma necessidade de literatura 👄 cifrada, enigmática, que somente os iniciados entendiam”, explana Moraes.

“Não é necessariamente a descrição de fim do mundo. É um gênero 👄 literário e tem por finalidade trazer consolo aos perseguidos, como se eles dissessem que a situação estava muito ruim mas 👄 ‘veja só no que nós acreditamos: no final venceremos’.”

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